Letras Ambientais
Olá, como posso te ajudar?
Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites
download

Faça agora mesmo o download gratuito do Livro:
"DOMINE O QGIS: O GUIA DEFINITIVO PARA MAPEAMENTO".

Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você. Caso não queira mais receber nossos e-mails, há um link para se descadastrar, no final de cada e-mail recebido.

Para mais informações, acesse: https://www.letrasambientais.org.br/politica-privacidade

Suas informações estão seguras.
João da Silva
POR QUE
BAIXAR ESTE LIVRO?
Nesse Guia, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) organizou e disponibilizou o conhecimento que forma a base de todas as estratégias, técnicas, processos e métodos que implementou, ao longo da sua trajetória de 15 anos.

Você vai aprender a utilizar o guia definitivo para dominar o QGIS, o software de geoprocessamento mais usado no Brasil e no mundo, seguindo o método desenvolvido pelo Laboratório Lapis. 

Acreditamos que o conhecimento revelado neste livro pode transformar a sua maneira de usar o QGIS, para fazer mapeamento ambiental, climático e agrometeorológico.

No Livro, revelamos o mesmo método usado pela equipe interna do Lapis, que já levou centenas de pessoas a usar o verdadeiro poder da tecnologia de geoprocessamento, no QGIS. 

O QUE VOCÊ
ENCONTRARÁ NO LIVRO?

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
O que é geoprocessamento; usos e aplicações do SIG; estrutura dos dados;
o verdadeiro poder do QGIS;
método de geoprocessamento do Lapis.
1
Princípios do Sensoriamento Remoto
Resolução de imagens; mapeamento da Terra; tecnologia dos minissatélites PlanetScope; classificação digital de imagens de satélites; uso, cobertura e ocupação do solo; interpretação de imagens.
2
Tecnologia descentralizada de recepção de dados 
Estrutura e funcionamento do Sistema EUMETCast; acesso a dados de satélites com tecnologia de baixo custo; metodologia para processamento e análise de imagens. 
3
QGIS: o SIG com desenvolvimento tecnológico mais acelerado
Desenvolvimento em progresso; Histórico de desenvolvimento do QGIS;
Interoperabilidade; por que o QGIS é o líder global em software SIG livre? plugins: as ferramentas mais poderosas do QGIS.
4
Indicadores ambientais e climáticos a partir de dados de satélites
Índice de Precipitação Padronizado (SPI); Índice Padronizado da Evapotranspiração Potencial e de Referência; Índice Padronizado da Temperatura da Superfície Terrestre (LST); Índice Padronizado do Albedo de Superfície.
5
Índices de vegetação processados no QGIS
Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI); Índice das Condições de Vegetação (VCI); Índice Padronizado de Vegetação (SDVI); Índice RedEdge; Índice de Vegetação Ajustado ao Solo (SAVI); Índice Resistente à Atmosfera na Região Visível (VARI); Índice de Vegetação Melhorado (EVI).
6
Método para se estimar a produtividade agrícola
Cálculo da média do NDVI; Fração da Cobertura Vegetal (FVC); Índice de Área Foliar (IAF); fator de Crescimento (CGF); potencial máximo de safra (Yp); estimativa de evapotranspiração (ETp); estimativa de produtividade de cana-de-açúcar; máscara local de safra estimada (Ye); produtividade Total da Safra usando a máscara do cultivo de cana-de-açúcar.

7
Prática: processando e analisando imagens de satélites no QGIS
Download da amostra de dados de alta resolução; cálculo de NDVI; Mudança na composição das bandas das imagens; mesclando imagens de NDVI;
trabalhando com a técnica de Layerstack, no QGIS; criando uma camada shapefile; classificando imagens de satélites com a técnica de vetorização manual; quantificando áreas desmatada e de floresta remanescente, no QGIS.

8
João da Silva
DE ONDE VÊM 
ESSAS ESTRATÉGIAS?
O Laboratório Lapis foi fundado há 15 anos, quando o geoprocessador Humberto Barbosa, trouxe da Europa e implantou no Brasil, a tecnologia descentralizada de recepção de dados de satélites, chamada "Sistema EUMETCast".  

Desde então, ele se dedicou a desenvolver metodologias e a treinar pessoas, no Brasil e na América Latina. Ele defende que a tecnologia do geoprocessamento está disponível para todos, independente da sua área ou profissão.

O Guia "Como dominar o QGIS" revela o método sobre como utilizar o verdadeiro poder do QGIS. Ensina os caminhos para gerar mapas, processar e analisar imagens, no QGIS.

O Livro contempla resultados das pesquisas, métodos, técnicas, processos e estratégias, testados e utilizados pelo Lapis, ao longo da sua trajetória, sobre o aprendizado de geoprocessamento, particularmente o domínio do QGIS.
download

Faça agora mesmo o download gratuito do Livro:
"DOMINE O QGIS: O GUIA DEFINITIVO PARA MAPEAMENTO".

Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você. Caso não queira mais receber nossos e-mails, há um link para se descadastrar, no final de cada e-mail recebido.

Para mais informações, acesse: https://www.letrasambientais.org.br/politica-privacidade

Suas informações estão seguras.